História

HISTÓRIA DA  ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL AGUIA - AFA

Na formação de um grupo de meninos atletas havia uma crescente necessidade de oportunizar condições físico-financeiras para que eles pudessem ter à sua disposição um profissional que, além de treinamento, teria a seu encargo o desenvolvimento comportamental, a postura, a educação e o respeito. Também teria à disposição amplo material esportivo (bolas, fardamento, cones, coletes, etc.), que eram conseguidos graças às contribuições voluntárias de patrocinadores e alguns conseguidos também graças a boa aceitação da sociedade, que se manifestava empolgados com a iniciativa, devido ao seu grande valor social. Neste contexto procura-se inserir os meninos num ambiente apropriado, onde o desenvolvimento das tarefas poderia ser efetuado de maneira adequada e tranquila para que os objetivos da AFA poderiam ser alcançados.
A AFA teve início em 03 de agosto 2003 com base em informações obtidas a partir de treinamentos feitos em anos anteriores e também a avaliação do desempenho escolar, postura comportamental, dentre outros fatores, foram selecionados 25 meninos, de diversas camadas sociais, cujos pais foram convocados para formação da Associação, a qual constitui uma diretoria encabeçada como Presidente o Sr. Genir Carlos Ely, Vice-Presidente o Sr. Carlos Sadi Rambo, Secretário Enésio Link, convidado como colaborador e com a incumbência de ensinar regras de futebol, bem como acompanhar o desempenho escolar dos meninos. Completando a diretoria teve o Tesoureiro Sr. Cláudio Casarim. Havia também um coordenador técnico, o Sr. Luiz Ripplinger e ficando com a responsabilidade pela parte social e promoção de eventos os Srs. Rudi Deimling, Afonso Hoeckesfeld e Jorge Eckert. Foi contratado como professor o Sr. Marcelo Kunst que é um profissional reconhecido por todos como uma grata revelação em termos de capacidade de transmissão de conhecimento, domínio comportamental e respeito à profissão.
A escola contava, também, com um Fisioterapeuta, o Sr. Thiago Mezzomo, que prestava serviços voluntários ao grupo.
Como objetivo principal da AFA foi estabelecido a formação do atleta - e, por isso, estabeleceu-se que a associação ora criada seria mantida até que os meninos atinjam os 16 anos de idade ou sejam inseridos em clubes de renome nacional, além da formação do caráter do atleta, o conhecimento profundo sobre futebol, incluindo regras de jogo, respeito à arbitragem, companheirismo, espírito de equipe e, principalmente, a qualidade geral do atleta.
Objetivava também o acompanhamento constante dois pais a fim de que desenvolvessem também em casa e na sociedade uma condição idêntica à obtida no campo de treinamento buscando, com isso, afastar os meninos de situações de risco e vulnerabilidade social que causam tanto mal no mundo atual, dentre eles destacando as drogas como risco eminente.
Como meta estabeleceu-se:
- constituir um grupo sólido e altamente qualificado dentro dos objetivos estabelecidos;
- obter um melhor rendimento escolar, exigência permanente da AFA;
- realizar jogos com grandes clubes, objetivando a avaliação da real qualidade do grupo;
- ao atingir 15 ou 16 anos, inserir pelo menos 5 desses meninos em grandes clubes para posterior profissionalização e mais 5 deles em clubes menores, mas com condições de se profissionalizar;
- participar de competições diversas como Moleque Bom de Bola e competições oficiais;
- participar ativamente das atividades cívicas em datas comemorativas, como o 7 de setembro, semana do município, dentre outros.

 Através das exigências era exigido rendimento escolar, ou seja, não era permitido desempenho abaixo da média e sempre que isso ocorria era feito um acompanhamento para apurar as causas e se buscava uma solução; quando era constatado descaso ou relaxamento, o menino era substituído por outro; era cobrado pontualidade e presença obrigatória nos treinos, salvo em casos excepcionais que deviam ser comunicados pelos pais; o fardamento era obrigatório nos treinamentos e em competições, sempre limpos e bem conservados; o menino que apresentasse comportamento inadequado, mesmo fora dos treinamentos, era advertido junto com os pais e na reincidência era também substituído por outro menino.
O espírito de equipe é importante, não somente para os meninos, mas também para os pais, uma vez associados e que deviam estar empenhados em trabalhar para que os objetivos e metas pudessem ser alcançados.
Para tanto foram convidados diversos colaboradores para contribuições mensais ou eventuais à título de patrocínio, que eram considerados como investimento para formação dos meninos. Essas contribuições eram recebidas, contabilizadas, aplicadas e prestado contas aos colaboradores para que pudessem sentir a importância destas para a associação.
Para complementar a receita eram realizadas diversas atividades junto a sociedade, objetivando a divulgação do trabalho da AFA e também de seus colaboradores. É importante salientar que toda a receita era revertida para a manutenção do grupo, não objetivando, em momento algum, o lucro e sim o fim puramente social.
Assim a AFA foi se enraizando em nossa sociedade que já nos primeiros meses realizou várias ações e a partir do ano de 2004 já começou a colecionar títulos, jogando a Taça Chimarrão na cidade Ponte Serrada sagrou-se campeão nas categorias pré-mirim e mirim. No final de 2004 a AFA realizava sua primeira excursão; a cidade escolhida foi Itajaí, quando na oportunidade foram realizados amistosos frente as categorias de base do Marcilio Dias e teve a participação maciça dos pais que acompanharam a delegação. Já no ano de 2005 a AFA organizou seu próprio torneio no qual foi Campeão na categoria mirim e mais uma vez participou da Taça chimarrão e como no ano anterior, sagrou-se campeão no pré-mirim e mirim. Marcou presença no desfile de 7 de setembro com grande destaque despertando nos meninos-atletas o civismo e mostrando para a sociedade um pouco do que era a AFA.
 O ano de 2005 também marcou a estreia da AFA em competições a nível estadual participando do Torneio Integração promovido pela ACEF (Associação Catarinense das Escolinhas de Futebol) na cidade de Brusque onde a AFA foi Vice-Campeã na categoria mirim. Torneio esse que no ano de 2006 foi organizado em São Carlos e desta feita a AFA conquistou o título de Campeão na categoria Mirim. Foi o primeiro título a nível estadual da AFA. Foi também no ano de 2006 que a AFA aderiu ao projeto Genoma Colorado do Sport Club Internacional de Porto Alegre e participou com grande brilhantismo da I Taça Santa Catarina dos Genomas Colorados realizado na cidade de Itapiranga – SC na qual a AFA foi Campeão na categoria Infantil (sub-14) e Vice-Campeão na categoria juvenil (sub-16).
O ano de 2007  começou com a participação da AFA da Taça Saudades com um grande jogo realizado na estreia do torneio frente a equipe do Santos Futebol Clube de São Paulo com a presença do hoje ilustre Neymar. Foi um ano de muitas conquistas pois a AFA conquistou o Bicampeonato da Taça Santa Catarina na cidade de Capinzal e  Campeão do I Campeonato Catarinense organizado pelo projeto Genoma Colorado, na Categoria mirim (sub-12) e também Campeão da categoria infantil (sub-14).
Já o ano de 2008 foi marcado pela realização e organização da III Taça Santa Catarina dos Genomas Colorados pela cidade sede da AFA, São Carlos foi palco de um grande evento e que levou grandes públicos aos estádios onde os jogos se realizavam, mas infelizmente a AFA não conseguiu nenhum título no torneio, mas em compensação a AFA conquistou o Bicampeonato Estadual dos Genomas Colorados na categoria infantil (sub-14).
A introdução da AFA no cenário nacional acorreu no ano de 2009, depois de sagrar-se Tricampeão da Taça Santa Catarina dos Genomas Colorados em Indaial-SC na categoria infantil (sub-14) e Campeão na categoria juvenil (sub-16) a AFA foi buscar o título nacional na cidade gaúcha de Garibaldi onde a categoria juvenil (sub-16) sagrou-se Campeão da Taça Brasil dos Genomas Colorados ao derrotar a Escolinha do Alexandre Pato da cidade de Pato Branco-PR, façanha essa repetida pela categoria infantil (sub-14) na cidade vizinha de Chapecó, só que desta vez o adversário na final foi a forte equipe de Passo Fundo-RS. Em reconhecimento ao trabalho realizado pela AFA na sociedade São-Carlense a Câmara Municipal de Vereadores de São Carlos prestou homenagem de Menção Honrosa em seção solene coroando com grande brilhantismo o ano de 2009.
Seguindo uma escalada de crescimento e pela necessidade de dar prosseguimento ao trabalho de acompanhamento dos meninos, muitos agora adolescentes, a AFA criou no ano de 2010 as categorias adultas, numa divisão  a parte, para cuidar da categoria sub-19 e força livre, aumentando seu alcance e para fomentar a continuidade do adolescente no esporte. Sua primeira participação num torneio regional a categoria sub-19 ficou com o vice-campeonato. Já as categorias de base seguiram sua trajetória de conquistas sagrando-se Tricampeão do Campeonato Catarinense na categoria infantil (sub-14) e Vice-Campeão na mesma competição na categoria mirim (sub-12). Também sagrou-se Bicampeão Brasileiro na categoria infantil (sub-14) consolidando seu destaque a nível nacional, uma vez que na Taça Brasil participam equipes de diversos estados brasileiros onde o Projeto Genoma Colorado está implantado. Ainda em 2010 a AFA organizou com grande glamour o I Baile da Escolha da Garota Genoma Colorado quando na oportunidade foram escolhidas três belas meninas que representaram a AFA num grande evento realizado no complexo de piscinas do Beira Rio em Porto Alegre evento esse que fará parte do calendário de eventos anuais da AFA.
A AFA iniciou o ano de 2011 com um novo desafio. Montar a equipe adulta força livre para participar do Campeonato Catarinense Não Profissional, que é uma categoria abaixo do profissional e atualmente esta classificada para disputar a semi-final do referido campeonato. Está disputando o Campeonato Estadual dos Genomas Colorados nas categorias pré-mirim (sub-10), mirim (sub-12), infantil (sub-14) e juvenil (sub-16).
Desta forma a AFA conta atualmente com as categorias sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-19 e força livre tornando a entidade um das mais respeitadas e atuantes do estado de Santa Catarina  contando com diversos colaboradores e patrocinadores pequenos, médios e grandes, mas todos com o devido valor e merecedores de nossa gratidão. O apoio das Prefeituras de Águas de Chapecó e São Carlos, através de seus Prefeitos e colaboradores tem sido uma constante.